Clínica Medspa - Dra. Fabiola Kleinert

Blog Medspa

Para as novidades em pele, ciência e beleza

Qual é o melhor protetor solar para a sua pele?

Face

Qual é o melhor protetor solar para a sua pele?

O protetor solar é o item mais importante e essencial para o cuidado com a pele, principalmente nos dias quentes de verão, devido à exposição solar. Isso porque a proteção solar, além de ser primordial para a prevenção ao câncer da pele, é o primeiro cuidado contra o envelhecimento, pois previne contra sinais precoces como rugas e manchas.

Saber qual é o melhor protetor solar para o seu tipo de pele é uma necessidade muito importante para garantir que você esteja protegida e que o tratamento seja eficiente no cuidado com a sua pele.

Qual o protetor certo para cada tipo de pele?

Pele oleosa

Para peles oleosas, o produto deve conter uma textura leve e para isso fique atento para dizeres como “não acnegênico", “não comedogênico”, “efeito matte”, “controle da oleosidade”, “oil free”, e indicações para pele acnéica. As melhores opções de protetores são as que controlam o brilho ou a oleosidade excessiva. Inclusive, produtos com toque seco e de rápida absorção também são os mais indicados para equilibrar a produção do sebo natural da pele. 

Pele seca

Para peles mais secas, o produto ideal irá fornecer aquilo que falta, nesses casos, a hidratação. Dessa forma, as texturas mais indicadas para um protetor solar para pele seca são os cremes, opções hidratantes, emolientes e resistentes.

A pele seca, assim como todos os outros tipos, necessita de um FPS elevado para a proteção diária, como o fator 50 ou 60, para evitar manchas, queimaduras e até o câncer de pele. Além disso, é importante verificar se o produto oferece não só defesa contra os raios UVB, mas também contra a radiação UVA, responsável pelo envelhecimento precoce da pele.

Pele mista

As escolhas de um protetor solar para as peles mistas merecem atenção, pois elas podem sofrer com dois problemas: o excesso de oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo), enquanto outras regiões da face tendem a ficar mais secas.

Sendo assim, a indicação do protetor solar para pele mista oil-free continua sendo a melhor opção. Porém, é possível explorar produtos que sejam gel-creme, que possuem rápida absorção, mas que também são responsáveis por promover a hidratação corretamente.

Pele com melasma

O verão pode ser um dos maiores inimigos para pessoas que possuem melasma. As manchas de melasma são mais comuns nessa estação porque elas possuem como fator de risco de surgimento a exposição solar e o calor. Por isso, é importante redobrar os cuidados e o uso do protetor solar se torna ainda mais obrigatório.

Dessa forma, quem sofre com o melasma precisa de um protetor com cor e alto fator de proteção solar, para que seja possível realizar uma cobertura uniforme sobre as manchas escurecidas, tratá-las e evitar que as células que produzem melanina sejam impactadas pela radiação UVA e UVB, luz visível e pela luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos. 

Pele sensível

As peles sensíveis são conhecidas por serem peles que sofrem com vermelhidão, manchas e alergias facilmente, e nesses casos, exigem um cuidado especial, por serem mais finas e frágeis que as outras.

O protetor solar para esse tipo de pele, deve ser bem escolhido com o intuito principal de mantê-la saudável. Nesse caso, o produto precisa ter algumas características específicas, como ser livre de substâncias alergênicas, como parabenos, cinamatos e a benzofenona, componentes que geralmente estão presentes em protetores solares normais e que podem desencadear reação em peles sensíveis. 

Lembretes essenciais para cuidar da sua pele neste verão: 

O protetor solar deve ser:

  • Usado todos os dias, faça chuva ou faça sol!
  • Aplicado de forma generosa ( cerca de 1 colher de chá para o rosto)
  • Reaplicado a cada 2 horas de exposição ao sol
  • Resistente a água e ao suor para melhor proteção

Quer ficar por dentro dos nossos conteúdos informativos nas mídias sociais? Siga-nos no Instagram e curta nossa página do Facebook.

 

 

VOLTAR

Nossa equipe está aguardando o seu contato

Bem-vindo a Medspa! Fale conosco.