Clínica Medspa - Dra. Fabiola Kleinert

Blog Medspa

Para as novidades em pele, ciência e beleza

Prevenir é um ato de amor

Corpo

Prevenir é um ato de amor

O Outubro Rosa é um movimento que visa ao estímulo à luta contra o câncer de mama através da conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com essa doença.

O Câncer de Mama

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo. Na maioria dos casos, a doença é diagnosticada em exames de rotina quando se percebe um nódulo na região dos seios. Entretanto, muitas vezes, os nódulos não podem ser sentidos, sendo, portanto, fundamental a realização de exames de imagem.

Alguns sinais e sintomas são indícios da presença da doença, como, retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama, pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço, além da apresentação de nódulo na mama. 

A importância do conhecimento 

Segundo estudos realizados pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), a identificação precoce de um câncer de mama possibilita chance de cura de até 95%. 

Dessa forma, é muito importante reforçarmos que além da prevenção a respeito dos fatores de risco, a consulta periódica especializada, a realização do autoexame e a mamografia periódicas são indispensáveis.

E o que são os fatores de risco?

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como:

Fatores não modificáveis como os genéticos e hereditários – história familiar de câncer de mama antes dos 50 anos,  história familiar de câncer de ovário, alterações nos genes BRCA1 e BRCA2.

Fatores modificáveis: obesidade e sobrepeso após a menopausa, consumo de bebida alcoólica em excesso, sedentarismo e inatividade física

Uma pessoa é considerada não sedentária quando pratica trinta minutos de exercício cardio aeróbico cinco vezes na semana de moderado a vigorosa intensidade, por exemplo correr ou nadar, somado ao treinamento de força duas vezes na semana. Essa regularidade e intensidade de exercícios tem papel protetor a longo prazo para a prevenção e redução de riscos no diagnóstico do câncer de mama. 

Já na alimentação, por meio da nutrição, é comprovado que se torna possível reduzir o risco do desenvolvimento do câncer de mama através da manutenção do peso corporal adequado ( Indice de Massa Corporal abaixo de 25) e do hábito de evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas. 

 Segundo dados do INCA (2022), a alimentação e a nutrição inadequadas são classificadas como a segunda causa de câncer que pode ser prevenida. Dessa forma, ter uma alimentação rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, cereais integrais, feijões e evitar alimentos industrializados como aqueles prontos para o consumo ou para aquecer, bebidas adoçadas como refrigerantes e sucos artificiais entre outros, é mais do que uma simples forma de manter o peso e o corpo ideal, é uma proteção a mais na prevenção do câncer de mama. 

Passos importantes para se proteger dos fatores de risco

Algumas dicas para manter o seu corpo saudável e reduzir os hábitos que estão vinculados ao aumento do risco da doença são:

Exercitar-se diariamente;

Manter o peso adequado para sua altura;

Valorizar o sabor dos alimentos e utilizar pouco açúcar ao adoçar as preparações. Algumas preparações, como bolos caseiros, podem ser adoçadas com uvas passas, por exemplo;

Selecionar frutas, legumes e verduras da época na hora da compra. Além de possuírem menos resíduos de agrotóxicos, quando colhidos na época certa, eles são mais baratos, nutritivos e saborosos;

Ao preparar uma deliciosa refeição para sua família e amigos procure receitas nas quais as carnes são cozidas a vapor, ensopadas, guisadas ou assadas; 

Juntas contra o câncer de mama

O Outubro Rosa é um mês especial que possui como principal objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

A prevenção é necessária todos os dias! Mais que um toque, um ato de amor próprio! 

Abrace o Outubro Rosa e entre nessa união contra o câncer de mama!

Colaboraram para a produção deste texto:

Erika Cavalheiro –Fisioterapeuta CREFITO5 133.428-F

Luciane Berlato –Nutricionista CRN² 5901

Quer ficar por dentro dos nossos conteúdos informativos nas mídias sociais? Siga-nos no Instagram e curta nossa página do Facebook.

VOLTAR

Nossa equipe está aguardando o seu contato

Bem-vindo a Medspa! Fale conosco.