Clínica Medspa - Dra. Fabiola Kleinert

Blog Medspa

Para as novidades em pele, ciência e beleza

Dicas

Manchas Pós Verão

A radiação ultravioleta (UV) e o envelhecimento são as principais causas dos problemas de pigmentação da pele. Como se manifestam e como se pode tratar de maneira efetiva? Saiba mais sobre o tema.

Oito em cada 10 mulheres apresentam alteração na uniformidade do tom da pele segundo estudo realizado com mulheres entre 30 e 50 anos de idade. Dez anos a mais que sua idade real é a aparência que os transtornos de pigmentação podem lhe dar.*Ainda que na maioria das vezes não sejam alterações graves, as manchas estão associadas a uma pele envelhecida. Estas se localizam principalmente na face, colo e pescoço e são inimigas de uma pele perfeita. Pois bem, vamos então entender as origens destes problemas, que incomoda 1 a cada 2 mulheres**.

O sol, o envelhecimento da pele e a genética são os principais fatores que influenciam na pigmentação da pele. A partir dos 30 anos é frequente o aparecimento de desordens no mecanismo de produção e distribuição de melanina, o pigmento responsável pela coloração da pele. O aumento da produção de melanina e sua distribuição irregular na pele se manifestam em forma de acúmulos na superfície da epiderme (camada mais superficial da pele).

RESULTADO: a pigmentação da pele se torna desigual e aparecem as manchas escuras.

SINTOMAS: Os diferentes tipos de manchas

  • Lentigos (manchas de envelhecimento): são manchas acastanhadas  que usualmente ocorrem no dorso das mãos e pescoço, aparecem após queimaduras solares ou exposições repetidas ao raios UV.* Melasma:  geralmente devido a desequilibrios hormonais. Pode ocorrer asociado ao uso de medicações orais, principalmente anticoncepcionais orais, ou  pela exposição ao sol durante gestação  sem proteção adequada. 
  • Efelides: também chamadas sardas, são hereditárias. 
  • Pigmentação pós inflamatória: após um proceso inflamatório (lesão de acne ou queimadura) podem aparecer alterações de coloração da pele que podem ser permantes ou transitórias.  

TRATAMENTOS Combatendo a hiperpigmentação

Para evitar que as manchas escuras apareçam e conseguir uma cutis luminosa e uniforme, é importante adotar uma rotina diária de cuidados:

  • Proteja sua pele da radiação solar usando protetor solar UVA e UVB. Em caso de exposição solar muito intensa ou durante período prolongado utilize um fator de proteção muito alto. A reaplicação do protetor solar é fundamental.  Lembre-se que o sol é o principal fator desencadeador ou de piora das hiperpigmentações. A base de qualquer tratamento, portanto é a proteção solar.  
  • Uso de tratamentos despigmentantes para uso domiciliar, prescrito pelo seu médicoQuando estes cuidados nao são  suficientes para clarear a pele, o médico poderá recomendar a melhor  técnicas para correção das manchas, de acordo com sua necessidade. Dentre eles, os principais são os PEELINGS QUÍMICOS, a LUZ INTENSA PULSADA e os LASERS FRACIONADOS.  

Fuente: Bernhard Fink from department for sociology/anthropology/, institute for zoology and anthropology, university of Göttingen, Germany. Karl Grammer from the ludwig-boltzmann-institute for urban ethology, c/o department for anthropology, a-1090 Vienna, Austria. Paul J.Matts from P&G beauty, rusham park technical centre, whitehall lane, egham, kt15 2ht surrey, United Kingdom**

Call back Mela-D 2011

VOLTAR

Nossa equipe está aguardando o seu contato

Bem-vindo a Medspa! Fale conosco.