Blog Medspa
Para as novidades em pele, ciência e beleza
Corpo
Foliculite: você não precisa mais sofrer com isso!
Sabe aquelas bolinhas inflamadas que aparecem principalmente na virilha e nas pernas após a depilação? Pois é foliculite, a inflamação do pelo encravado.
Quando o pelo cresce, ele pode estar fraco e não conseguir ultrapassar a barreira da pele. Ou ele sai, mas volta a entrar. Quando bactérias entram no poro onde estava o pelo, o local inflama e começa o tormento: dor, coceira, pontos pretos e bolinhas vermelhas, com ou sem pus. Se a foliculite torna-se recorrente a pele no local pode apresentar manchas ou até mesmo cicatrizes.
Os principais fatores que estão associados ao aparecimento de pêlos encravados são o excesso de oleosidade, áreas de dobraduras ou ondulações da pele (virilha e exila são as áreas mais propensas), remoção dos pelos (onde, posteriormente, ele perde sua característica de ter a ponta mais fina para atravessar a barreira cutânea), características como a espessura, o formato do pelo e o tamanho do poro, e o uso de roupas muito apertadas.
Algumas dicas para previnir a foliculite
- 1. Evite usar roupas justas por muito tempo
- 2. Dê preferência a roupas de algodão e evite tecidos que retém suor
- 3. Evite cutucar e espremer as bolinhas
- 4. Evitar passar muito tempo sentada
- 5. Use sabonetes antissépticos nos locais atingidos
- 6. Faça esfoliação na região 3 a 4 dias antes da depilação e 10 dias após
- 7. Caso remova seus pelos com a lâmina, não a reutilize outras vezes
- 8. Após fazer depilação, aguarde cerca de 48 horas para exporse ao sol.
Ainda assim, muitas vezes há necessidade de tratamento tópico - como cremes com ureia, ácido salicílico, peróxido de benzoíla, ácido retinóico ou antibióticos - dependendo da causa da foliculite. Porém se mesmo seguindo todas as recomendações, a foliculite ainda ocorrer, a melhor solução é a remoção definitiva do pelo, atraves da depilação a laser.