Clínica Medspa - Dra. Fabiola Kleinert

Blog Medspa

Para as novidades em pele, ciência e beleza

Melasma: Saiba como prevenir e tratar manchas

Face

Melasma: Saiba como prevenir e tratar manchas

Quem não deseja uma pele linda, iluminada e livre de manchas? Vamos falar sobre o Melasma, um tipo de mancha que atinge até 30% das mulheres brasileiras. O número é ainda maior entre as gestantes, ocorrendo em cerca de 70% destas.

Se você faz parte do time das que sofrem com as temidas manchas, fique tranquila! Apesar de trazer um grande desconforto estético para a maioria das pacientes, existem opções para atenuá-las. Então, vamos entender um pouco mais sobre ela  para que possamos preveni-la e tratá-la adequadamente?

O que é Melasma?

Melasma é um tipo de mancha adquirida, acastanhada, mais ou menos escura, de contornos irregulares, que surge nas áreas expostas ao sol, mais comumente na face, nas áreas das bochechas, testa e buço.

O que pode desencadear o Melasma?

As causas do Melasma ainda não estão totalmente esclarecidas, porém sabe-se que existem vários fatores relacionados e geralmente associados. Os 3 principais fatores são:

1) Predisposição genética: há maior incidência em mulheres de origem oriental, hispânicos ou latinas e em mulheres com histórico familiar de melasma;

2) Alterações hormonais: gravidez, tratamentos de fertilização ou uso de pílula anticoncepcional são apontados como  desencadeadores, e o vilão seria o hormônio  estrógeno;

3) Exposição solar: o surgimento e a recidiva das lesões tem forte relação com o histórico de  exposição solar.

Outras condições que podem piorar o Melasma são exposição ao calor excessivo e a exposição à luz visível (como lâmpadas, computadores e celulares).

Melasma tem cura?

O melasma é uma condição crônica que ainda não tem cura. No entanto, a boa notícia é que ele pode ser controlado e, quando tratado adequadamente, pode ter uma melhora de até 80%. A melhor opção ainda é prevenir o seu aparecimento!

Dicas valiosas  para prevenção e controle do Melasma:

1) DUAS REGRAS PRINCIPAIS: Evite exposição solar direta e use filtro solar diariamente;

2) O filtro solar deve proteger contra os raios UVA e UVB, ter FPS acima de 50, preferencialmente com cor. Não se esqueça de reaplicar o filtro solar a cada 2 horas;

3) Se possível, opte por métodos anticoncepcionais não hormonais, como DIU de cobre;

4) Evite exposição ao calor, como banhos quentes, calor da lareira, do fogão ou, até mesmo, do secador de cabelo;

5) Cápsulas orais com antioxidantes podem contribuir positivamente para o controle do melasma;

6) Cremes com ativos clareadores podem ser usados, desde que com acompanhamento médico, pois o uso inadequado pode acentuar as manchas;

7) Tratamentos médicos como peelings ou microagulhamento com drug delivery, indicados de forma individualizada, podem contribuir para uma resposta mais rápida e eficaz. Porém, tratamentos inadequados podem piorar as manchas;

8) Lembre-se: depois de clarear, o desafio é evitar a recorrência. Siga os cuidados e orientações médicas à risca!

Portanto meninas, mulheres, mamães e futuras mamães: Não esqueçam, PREVENÇÃO é a melhor estratégia de cuidado com a sua pele!

Que tal encontrar o seu diagnóstico e descobrir a abordagem terapêutica mais adequada para você? Saiba mais sobre as formas de tratamento para melasma em nosso site. Ou, se preferir, converse conosco e tire suas dúvidas através das nossas redes sociais, como Instagram e Facebook.

VOLTAR

Nossa equipe está aguardando o seu contato

Bem-vindo a Medspa! Fale conosco.