Blog Medspa
Para as novidades em pele, ciência e beleza
Nutrição
Gordura Localizada: saiba como evitá-la
Quando são ingeridas mais calorias do que são gastas, o corpo tende a armazenar essa energia nas células de gordura, que por sua vez aumentam de volume. A gordura localizada é o depósito de gordura corporal em determinados locais do corpo e ocorre através da ação hormonal e do excesso de gordura. Nas mulheres os locais mais específicos para o acúmulo de gordura são: região abdominal, flancos, e região ginóide (coxas e quadris).
A gordura localizada na região abdominal mostra o descuido com a dieta. Na maioria das vezes, este excesso de gordura vem da ingestão de carboidratos simples, presentes em pães, massas, doces, refrigerantes, e bebidas alcoólicas.
Já o acúmulo de gordura na região ginóide deve-se a influência dos estrógenos, mais comum em mulheres do que em homens. Os hormônios femininos interferem no metabolismo das gorduras, na circulação linfática e ainda facilitam a retenção de água e sal.
E o que podemos fazer para evitar a gordura localizada?
- - Fracione as refeições, alimente-se de de três em três horas.
- - Mude o tipo de carboidrato da dieta, prefira os do tipo integral e também os alimentos com baixa carga glicêmica como a batata-doce, a maçã e a massa integral, estes alimentos elevam lentamente a glicose sanguínea fazendo com que o organismo produza insulina de uma forma menos acelerada, evitando o acúmulo de gordura.
- - Inclua mais frutas, verduras e legumes na alimentação.
- - Evite os alimentos industrializados e os gordurosos.
- - A prática de exercício físico regular também é muito importante.
Lembre-se: hábitos alimentares saudáveis são fundamentais para um corpo saudável!
Nutricionista Cristiane Gobbi
CRN 2 9241