Manchas

As manchas são alterações na coloração da pele causadas, normalmente, pela deposição de um pigmento (melanina ou hemossiderina). Dentre os vários tipos de manchas destacam-se: melasma, hiperpigmentação pós-inflamatória e mancha senil.

Melasma:
Também conhecido como cloasma ou máscara gravídica. Caracteriza-se pelo surgimento de manchas acastanhadas na face que aparecem principalmente nas bochechas, lábios, nariz e testa. Acomete principalmente mulheres em idade fértil e até 80% das mulheres grávidas. Fatores que o provocam: predisposição genética, exposição intensa ao sol e a luz em geral, fatores hormonais (período gestacional, anticoncepcionais orais, doenças da tireóide). Em relação à localização do pigmento, o melasma pode ser epidérmico, dérmico ou misto. Esta classificação tem especial importância para definir a escolha terapêutica e o prognóstico. O tratamento do melasma tem como principal objetivo o clareamento das lesões e a prevenção e redução da área afetada, com o menor número possível de efeitos adversos. O uso de despigmentantes e filtros solares de amplo espectro e evitar a exposição solar são a base para o tratamento do melasma. Associado a isto, outros procedimentos como Peelings seriados, Microdermoabrasão, Luz Pulsada e Laser Fracionado são opções terapêuticas eficazes no tratamento do melasma. Recomendações adicionais incluem descontinuação de pílulas anticoncepcionais, suspensão do uso de produtos cosméticos perfumados e de drogas que aumentem a sensibilidade à luz.

Hiperpigmentação pós-inflamatória
Pode surgir após qualquer tipo de agressão à pele seguida de inflamação, como picada de mosquito, furúnculo, acne, escoriações. Ocorre mais frequentemente em peles morenas, nas quais os melanócitos estão mais ativos. Tratamentos recomendados: Peelings seriados, Luz Pulsada e Laser Fracionado.

Melanose solar:
São manchas de coloração castanha a marrom, causadas pelo acumulo de exposição solar ao logo dos anos, que surgem em áreas expostas ao sol como face, dorso das mãos e dos braços, colo e ombros. São mais frequentes em pessoas de pele clara. Tratamentos recomendados: Peelings seriados, Luz Pulsada e Laser Fracionado.