Acne ativa e cicatrizes

A Acne é a patologia dermatológica mais comumente encontrada nos adolescentes, afetando cerca de 85% das pessoas de 12 a 24 anos e persiste após os 30 anos em até 40% dos indivíduos afetados. A hereditariedade da acne é de cerca de 80% para parentes de primeiro grau.
A acne tem um grande impacto na qualidade de vida, tanto no aspecto psicológico como físico e social. Pode ser classificada em 4 tipos:

Acne comedoniana ou não inflamatória: lesões onde o que predomina são os comedões, estes podem ser abertos ou fechados.

Acne papulopustulosa: lesões inflamatórias, papulopostulosas e com comedões. Esta pode ser classificada como leve, moderada ou grave.

Acne nódulo-cística: além de comedões, existe a presença de nódulos e lesões císticas.

Acne conglobata: forma bastante grave, onde se somam ao quadro anterior, nódulos purulentos, numerosos e grandes, levando à formação de abcessos e fístulas que acabam por drenar o pus.

Tratamento
O tratamento precoce desta doença é recomendado com o objetivo de minimizar os danos físicos e psicológicos à pessoa, bem como evitar a formação de cicatrizes, especialmente na face. A abordagem do tratamento deve ser individualizada de acordo com o grau e a etiopatogenia da acne:

Tratamento Tópico: acnes leves a moderadas podem ser tratadas com produtos tópicos, como sabonetes com antibacterianos e substancias tópicas combinadas com uso de peróxido de benzoíla, acido azeláico, acido salicílico, isotretinoina, entre outros.

Tratamento Oral: considera-se uso de antibioticoterapia oral, uso de terapia hormonal (anticoncepcional oral) ou isotretinoina em acnes moderadas a severas, associados ao tratamento tópico.

Peelings: A ação dos peelings varia conforme suas características farmacológicas. Basicamente, atuam controlando a oleosidade ao diminuírem a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, promovem descamação da pele e renovação celular e diminuem o processo inflamatório da acne. Também possuem ação antibacteriana e auxiliam o clareamento de hiperperpigmentações pós -acne.
Extração de Comedões: associado ao tratamento medicamentoso, a extração dos comedões geralmente se faz necessaria, evitando a evolução dos comedões para lesões inflamatórias.

Cicatrizes de Acne
As cicatrizes resultam geralmente após um quadro de acne proeminente por um período de tempo prolongado, mesmo após a resolução das lesões acneicas. Originam-se da produção alterada de colágeno durante o processo natural de cicatrização da pele após as lesões ativas de acne, frequentemente afetando as camadas mais profundas da pele.

Nos últimos anos, avanços significativos no tratamento das cicatrizes de acne têm surgido, tornando-se possível alcançar bons resultados. Varias técnicas terapêuticas podem ser utilizadas, dependendo do tipo de cicatriz predominante.