Clínica Medspa - Dra. Fabiola Kleinert

Blog Medspa

Para as novidades em pele, ciência e beleza

Sobrepeso e Obesidade: quando a gordura não é só localizada!

Corpo

Sobrepeso e Obesidade: quando a gordura não é só localizada!

Muitas vezes os pacientes chegam ao consultório queixando-se de gordura localizada, principalmente em abdome e flancos.  Mas nem sempre o diagnóstico médico é esse! Comumente ocorre excesso de peso associado.

Para definirmos se o peso está adequado ou se há sobrepeso ou obesidade existe um índice chamado Índice de Massa Corporal.O sobrepeso caracteriza-se por um Índice de Massa Corporal (IMC = peso ÷ altura²) acima de 25 e a obesidade quando ultrapassa 30.

Saiba quais são os principais fatores associados ao sobrepeso e à obesidade:

  • Sedentarismo (principal causa segundo estudo realizado recentemente na Universidade de Standford nos EUA)
  • Hábitos alimentares irregulares ou inadequados
  • Fatores genéticos
  • Doenças metabólicas (ex: hipotireoidismo, síndrome dos ovários policísticos, síndrome de Cushing)
  • Doenças do humor (ansiedade e depressão)
  • Estresse (está relacionado aos hormônios liberados pelo estresse, como cortisol e adrenalina, que podem influenciar em diversos processos do ganho de peso, como na vontade de comer)
  • Restrição de sono (dormir pouco pode favorecer alguns agentes ativos no cérebro, que estimulam o apetite ou não impedem a saciedade, por isso há um ganho de peso mais acentuado em pessoas que dormem pouco)

 Portanto, muitas vezes a causa do aumento de peso é multifatorial e requer mudanças no estilo de vida. Todos estes fatores devem receber tratamento específico e na maioria das vezes a associação de atividade física regular e alimentação equilibrada fazem parte deste processo de perda de peso e melhora do contorno corporal. Associado a isso, há alguns tratamentos estéticos que podem ajudar a acelerar este resultado e manter o paciente motivado a cumprir com seus objetivos.

VOLTAR

Nossa equipe está aguardando o seu contato

Bem-vindo a Medspa! Fale conosco.