Clínica Medspa - Dra. Fabiola Kleinert

Blog Medspa

Para as novidades em pele, ciência e beleza

Vamos cuidar da nossa imunidade

Dicas

Vamos cuidar da nossa imunidade

Vamos cuidar da nossa imunidade

 

Nossas portas estão fechadas, mas nós estamos aqui por você.

Neste momento, como serviço médico que prestamos, queremos  transmitir  informações sobre cuidados e prevenção, pois nossa maior preocupação é com a saúde e bem-estar de todos.

Veja o que pode interferir na nossa IMUNIDADE e como podemos reforçá-la:

1. Evite o medo e o pânico: eles causam ansiedade, que aumenta a produção de cortisol e outras substâncias depressoras da imunidade. Não exponha-se em excesso à mídias e noticiários, reserve apenas um horário por dia para manter-se atualizado sobre os fatos. Ocupe sua mente com informações positivas ou distraia-se com outros assuntos.

2. Reduza a ansiedade: A maneira mais prática, rápida, eficaz e sem efeitos colaterais para se reduzir a ansiedade é a respiração controlada. Pratique-a muitas vezes por dia: sente-se com as costas retas, feche olhos e boca, respire lenta, suave e o mais profundamente possível por alguns minutos, com total atenção na entrada e na saída do ar. Além de sua ação ansiolítica instantânea e poderosa, a respiração controlada aumenta substancialmente a oxigenação do organismo e, em consequência, melhora o funcionamento de todas as células, inclusive as do sistema imunitário.

3. Mantenha seu sono regular: basta uma noite mal dormida (quantidade ou qualidade) para prejudicar a imunidade. Se você tem dificuldade para dormir adote medidas de higiene do sono.  Evite expor-se a luz do computador ou dos smartphones a noite. Evite tomar chimarrão, café ou outras bebidas estimulantes em excesso, restrinja seu consumo pelo período da manhã. Faça refeições leves à noite e tome chás calmantes (como camomila e erva-doce). Se ainda assim tiver dificuldade para dormir, faça exercícios de respiração controlada.

4. Hidrate-se adequadamente: Entre 55% e 60% de nosso corpo é constituído por água. Ela é essencial para o funcionamento de todas as células e órgãos, inclusive os responsáveis pela defesa contra agentes infecciosos. Uma hidratação inadequada resseca as mucosas e as tornam vulneráveis às infecções, comprometendo as funções do sistema imunitário. Recomenda-se ingesta de água pura ou água com limão, em volumes de 2,0 litros/dia (mulheres) e 2,5 litros/dia (homens), ou cerca de 30 ml/kg/dia. A hidratação cuidadosa é especialmente importante nos idosos já que nesta população a sensação de sede está diminuída.  Seja rigoroso, mantenha sua garrafinha de água ao seu lado e controle o volume ingerido.

5. Reduza o consumo de álcool, tabaco e drogas: todos podem comprometer a imunidade.

6. Mantenha uma alimentação saudável: incluia na sua rotina alimentos que têm efeitos fortalecedores da imunidade e da atividade antimicrobiana, como limão, cúrcuma (açafrão), gengibre, açaí, linhaça, brócolis, aveia, uva tinta, mel e Kefir.

7.Mantenha pensamentos positivos: uma atitude otimista pode influenciar muito a resistência do organismo às doenças. Longos períodos de irritação e melancolia influenciam a secreção de alguns hormônios, com aumento da produção de cortisona, que é um hormônio imunossupressor, ou seja, que diminui a ação do sistema imunológico.

 

Temos certeza que em breve estaremos com nossas rotinas normalizadas, ainda mais fortes e encorajados para seguir em frente!

Fiquem todos bem!

Um carinhoso abraço,

                Dra Fabíola Kleinert e Equipe Medspa

*Todas as medidas aqui propostas têm base científica comprovada como influenciadores do sistema imunológico, são isentas de efeitos colaterais, desde que adotadas com sensatez.

 

 

 

 

VOLTAR

Nossa equipe está aguardando o seu contato

Bem-vindo a Medspa! Fale conosco.